A tutoria do mestrado profissional no contexto pandêmico

Autores

  • Ana Lucia Madsen Gomboeff Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Shirlei Nadaluti Monteiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.607

Palavras-chave:

Tutoria acadêmica virtual; Mestrado profissional em educação; Aprendizagem colaborativa.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar se e como a tutoria do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que, em 2020, ocorreu de modo virtual devido à pandemia, gerou aprendizagem colaborativa e crítica para tutores e tutorados. Os dados foram produzidos por meio de grupo de discussão, em que três mestrandos avaliaram o processo de tutoria on line com a participação de duas tutoras. A análise dos dados inspirou-se na Análise de Prosa. Os resultados indicam que a tutoria acadêmica, mesmo entre telas, gerou aprendizagem para os envolvidos. As relações afetivas estabelecidas e a construção de vínculos criados nas relações interpessoais produziram confiança e ajuda mútua e favoreceram um ambiente propício à aprendizagem colaborativa e crítica.

 

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Biografia do Autor

Ana Lucia Madsen Gomboeff, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Educação: Psicologia da Educação e Mestre em Educação: Formação de Formadores
(Formep) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Monitora e Tutora no Formep.
Membro da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente (Redep),
coordenado pela Profª Dra Laurizete Ferragut Passos. Pesquisadora do Grupo de Estudos de Linguagem
para Ensino de Português (Gelep), coordenado pela Profª Dra Lilian Ghiuro Passarelli. Coordenadora
Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Shirlei Nadaluti Monteiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutora em Educação: Psicologia da Educação e Mestre em Educação: Formação de Formadores
(Formep) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Membro do Grupo de Pesquisa:
Políticas Públicas da Educação da Infância - Criando PUC-SP - coordenado pela Profa. Dra. Emília
Cipriano Sanches. Professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-28

Como Citar

Gomboeff, A. L. M., & Shirlei Nadaluti Monteiro. (2023). A tutoria do mestrado profissional no contexto pandêmico. Devir Educação, 7(1), e–607. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.607

Edição

Seção

Artigos