Mobilização pelo saber de alunos de origem popular: narrativas de docentes de matemática sobre as contribuições de seus pais e professores

Autores

  • Josivânia Nair de Souza Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Constantin Xypas Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.566

Palavras-chave:

Relação ao saber; Aprendizagem significativa; Resiliência; Narrativas autorreflexivas actanciais.

Resumo

Na presente pesquisa, objetivou-se de modo particular, analisar como matemáticos de origem popular descrevem a contribuição de seus pais e professores na sua mobilização pelo saber matemático, através das relações de sentido e de valor atribuídos a escola e/ou ao Saber escolar. A metodologia utilizada é a das narrativas autorreflexivas actanciais que tem inspiração nos estudos do Semioticista Greimas e que foi adaptada por Xypas a partir da teorização da Sociologia do êxito Improvável. As narrativas de Socorro e Inês, revelam que os pais têm uma contribuição importante na mobilização pelo saber de seus filhos, pois podem, a priori, atribuir sentido e valor a escola ou ao saber escolar, mas esse apoio cessa quando o aluno se depara com conteúdos mais específicos dos saberes ensinados, como os algébricos, por exemplo. Nesse caso, o sentido e o valor necessários para desencadear o desejo e consequentemente a mobilização pelo saber matemático específico, devem ser apontados pelos próprios professores, através de uma aprendizagem significativa no sentido de Ausubel. Esse outro (pais, professores), que ajuda e que aponta o valor e o sentido do saber, é ainda apontado como Tutor de Resiliência no sentido de Boris Cyrulnilk e possui um papel fundamental no êxito de alunos de origem popular.

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Biografia do Autor

Josivânia Nair de Souza, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestra em Educação em Ciências e Matemática.

Constantin Xypas, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-28

Como Citar

Nair de Souza, J., & Xypas, C. . (2023). Mobilização pelo saber de alunos de origem popular: narrativas de docentes de matemática sobre as contribuições de seus pais e professores. Devir Educação, 7(1), e–566. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.566

Edição

Seção

Artigos