Alfabetização na concepção do programa pnaic

Autores

  • Odair Ledo Neves Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Serra do Ramalho, Brasil.
  • Cláudia Batista da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Bom Jesus da Lapa, Brasil
  • Arlete Ramos dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.557

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as propostas e fundamentos da alfabetização presente no programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, optou-se pela pesquisa documental, centrando a análise nos cadernos de formação que fundamentam o referido programa. A pesquisa aproximou-se da compreensão que o PNAIC se estrutura a partir de um currículo inclusivo, que torna viável a criança se apropriar não só da leitura e da escrita, mas da alfabetização em sua dimensão política e pedagógica, respeitando a diversidade e heterogeneidade associadas a esse processo e, para tanto, coloca suas bases pedagógicas na valorização do direito à educação e no tempo de alfabetização, pensando principalmente, os currículos, a organização do trabalho pedagógico e a formação de professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odair Ledo Neves, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Serra do Ramalho, Brasil.

Doutorando em Estudos de Linguagens Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Especialista em Alfabetização e Letramento (UNEB). Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Gestão Pública (UNEB). Licenciado em Pedagogia (UNEB). Licenciado em Letras (UnB). Professor da rede municipal de Serra do Ramalho-BA. Professor membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Pedagogiada (FACITE).

Cláudia Batista da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Bom Jesus da Lapa, Brasil

Mestre pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB). Pesquisadora pelo grupo de estudos e pesquisas em movimentos sociais e educação do campo e da cidade GEPEMDECC. Coordenadora da secretária municipal de educação de Bom Jesus da Lapa.

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Brasil

Pós-Doutora em Educação e Movimentos Sociais pela UNESP, doutora e mestre em Educação (FAE/UFMG). Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação (PPGEd/UESB).

Referências

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional- Brasília: MEC, SEB, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. Brasília, dezembro/ 2012b.

BALL, Stephen. Sociologia das Políticas Educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa política educacional. Currículo sem fronteiras. V.6, n.2, pp10-32, Jul/Dez.2006. Disponível em: www.currículosemfronteiras.org.

CRUZ, Magno do Carmo Silva. Avaliação no ciclo de alfabetização: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem. Brasília: MEC, SEB, 2012.

MOREIRA, Antônio Flávio; ARROYO, Miguel Gonzáles; et. al. (Coordenadores). Brasília:
MEC/Secretaria de Educação Básica, 2007.

FERNANDES, Domingos. Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: questões teóricas, práticas e metodológicas. In: ALVES, Maria Palmira; KETELE, Jean-Marie de (orgs.). Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto Editora: Portugal, 2011.

FREIRE, Paulo. Considerações sobre o ato de estudar. In: ________. Ação cultural para a
liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília:Liber Livro Editora, 2007.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar respeitar primeiro avaliar depois - Porto Alegre; Mediação, 2013.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mito & Desafio: uma perspectiva construtivista. 18. ed.
Porto Alegre: Mediação, 1995.

MAINARDES, J. A organização da escolaridade em ciclos: ainda um desafio para os sistemas de ensino. In: Franco, Creso (org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001. P. 35-68.

MÉNDEZ, Juan Manuel Álvarez. Avaliar para conhecer, examinar para excluir.
Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico[recurso
eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo:
Feevale, 2013.

SOUSA, Sandra Zákia. Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída. In: CAPES: Revista EstuLIBÃNEO. J.C.; OLIVEIRA, J.F.; TOSCHI, M. S. EDUCAÇÃO ESCOLAR: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

ZABALZA, Miguel. Qualidade na Educação Infantil. Artmed: Porto Alegre, 1998.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Ledo Neves, O., Batista da Silva, C., & Ramos dos Santos, A. (2022). Alfabetização na concepção do programa pnaic. Devir Educação, 6(1), e–557. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.557

Edição

Seção

Dossiê tematico 2 - Alfabetização e Formação de Professores: limites e perspectivas