O papel das famílias no programa nacional de fortalecimento dos conselhos escolares

Autores

  • Adriana Grabner Corrêa Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
  • Letícia Casanova Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
  • Valéria Silva Ferreira Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.488

Palavras-chave:

conselho escolar, família, participação

Resumo

As relações escolas-famílias constituem-se a partir de diferentes saberes, interesses e estratégias, fruto das interações complexas entre diferentes atores e o governo brasileiro investiu nessa relação a partir da elaboração do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. O Programa disponibiliza 12 cadernos que subsidiam oficinas e cursos ofertados aos membros dos Conselhos Escolares de cada instituição educativa. Esses documentos representam interesses, jogos de poder e sistemas que estabelecem formas sistemáticas dos discursos nos documentos da política. Neste texto, analisamos essas publicações com o intuito de identificar o papel das famílias e mapear as propostas de participação dos pais. Os resultados apontam que os cadernos enfatizam a participação da família em vários momentos de forma indefinida e responsabilizam os pais pelo sucesso na aprendizagem. De uma forma geral, a relação que se estabelece é assimétrica e os documentos oficiais legitimam a força da escola em anunciar e determinar como a família deve agir.

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Biografia do Autor

Adriana Grabner Corrêa, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Graduanda de Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Letícia Casanova, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e pesquisadora do grupo de pesquisa Contextos da Educação da Criança na mesma Universidade – Itajaí (SC), Brasil.

Valéria Silva Ferreira, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é professora pesquisadora permanente do Programa Pós-Graduação em Educação da UNIVALI (Mestrado e Doutorado) e lidera o grupo de pesquisa Contextos da Educação da Criança. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado da UNIVALI.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-27

Como Citar

Adriana Grabner Corrêa, Casanova, L., & Valéria Silva Ferreira. (2021). O papel das famílias no programa nacional de fortalecimento dos conselhos escolares. Devir Educação, 5(2), 207–223. https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.488

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo