Dois movimentos, duas formas de desfazimento: a escola sem partido, as ocupações secundaristas e o debate sobre o lugar da educação na atualidade

Autores

  • Lucas de Oliveira Carvalho Universidade Federal de Sergipe-UFS
  • Dinamara Garcia Feldens Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.354

Palavras-chave:

sociedade de controle, escola sem partido, ocupações secundaristas.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir as transformações em torno da escola e de seus mecanismos e relações de poder a partir da emergência de dois movimentos políticos: um por um viés enrijecedor e de características autoritárias representado pela “Escola sem Partido” e outro por uma via da resistência criadora e da produção de singularidade representado pelas recentes ocupações secundaristas. Trata-se de uma abordagem teórica e qualitativa onde através do conceito de Deleuze de sociedade de controle buscamos levantar indícios sobre transformações no modelo de escola da modernidade ancorada até então em práticas de poder referentes ao que Foucault conceituou como sociedade disciplinar. Procuramos argumentar como esses movimentos políticos (“Escola sem partido”, ocupações secundaristas) são efeitos dessas transformações nas tecnologias de poder na sociedade e na escola no sentido de contribuir para o debate sobre os desafios e os rumos futuros da educação.

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Biografia do Autor

Lucas de Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Sergipe-UFS

Doutorando e Mestre (2020) pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS). Bolsista de Doutorado CAPES. Graduado em história pela Universidade Tiradentes (2010). ; Aracaju –SE.

Dinamara Garcia Feldens, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui licenciatura em História (1996), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (1999 CAPES/Conceito 6) . Durante o doutorado realizou estudos e pesquisas com bolsa MTC/ CNPq na Universidade da Sorbonné - Paris V, França, na área de Educação, antropologia do corpo e Filosofia. Possui pós-doutorado pela Universidade Complutense de Madrid UCM, com bolsa CNPq, na área de Filosofia da Educação, estudando o filósofo Frances Gilles Deleuze. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UFS/CNPq). É pesquisadora e professora da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de Pesquisa Conhecimento, cultura e educação. Avaliadora da CAPES na área do ensino PAEP/DPB. Desenvolve projetos científicos e de extensão vinculados ao tema poder na contemporaneidade. Atua principalmente nos temas: filosofia da diferença, epistemologia do conhecimento, estudos de gênero, poder, corpo e cultura. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-29

Como Citar

Carvalho, L. de O., & Dinamara Garcia Feldens. (2021). Dois movimentos, duas formas de desfazimento: a escola sem partido, as ocupações secundaristas e o debate sobre o lugar da educação na atualidade: . Devir Educação, 5(1), 112–129. https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.354

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo