O problema do abandono de animais domésticos e a importância da educação cidadã em uma escola de Educação Básica de Timbó Grande, Santa Catarina

Autores

  • Joel Cezar Bonin Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-UNIARP (PPGEB)
  • Sunah Jessie Makiolki Universidade Vale do Rio do Peixe-UNIARP (PPGEB)
  • Levi Hülse Universidade Vale do Rio do Peixe-UNIARP (PPGEB)

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.318

Palavras-chave:

Abandono de Animais; Educação Ambiental; Proteção Animal

Resumo

O estudo demonstra que os animais domésticos são parte legítima da sociedade brasileira, pois quando se possui um animal doméstico, são assumidas certas responsabilidades como: alimentação adequada e cuidados médicos veterinários, o que, por vezes, é negligenciado pelos seus donos. Abandonar animais é caracterizado como uma forma de maus-tratos. O caminho percorrido neste trabalho foi o de apresentar por meio da Educação Ambiental, atividades na busca da promoção em uma escola de Educação Fundamental, de questões educacionais e ambientais correlatas ao abandono de animais por meio de oficinas temáticas, demonstrando, por exemplo, que esse abandono é muito amplo e com muitas consequências, tais como: superpopulação nas ruas, ataques de animais raivosos aos pedestres, ameaças à saúde pública, etc. Os estudantes envolvidos no estudo pertencem a uma escola de Educação Básica Estadual do município de Timbó Grande, Santa Catarina, sendo que participaram da pesquisa 20 alunos de uma turma de 6º ano da escola, com idades aproximadas de 11 e 12 anos. Os dados foram coletados por meio de um questionário. Os resultados buscaram desenvolver nos alunos da escola, um senso mais humanizado no que se refere à compreensão do trato e dos cuidados com os animais. Infelizmente, vê-se um grande desprezo e abandono dos animais domésticos na cidade estudada. Dessa maneira, criar uma forma diferenciada de compreensão da importância da vida desses animais, a fim de conscientizar os alunos de que todo ser vivo tem direito à vida e aos cuidados necessários.

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Biografia do Autor

Joel Cezar Bonin, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-UNIARP (PPGEB)

Doutor em Filosofia. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-UNIARP. Caçador, Santa Catarina, Brasil. http://lattes.cnpq.br/5599831923296454 

Sunah Jessie Makiolki, Universidade Vale do Rio do Peixe-UNIARP (PPGEB)

Mestre em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-UNIARP, Timbó Grande, Santa Catarina, Brasil. http://lattes.cnpq.br/6465870261371615

Levi Hülse, Universidade Vale do Rio do Peixe-UNIARP (PPGEB)

Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI - SC, na área de concentração em Constitucionalismo, Transnacionalidade e Produção do Direito. Bacharel em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2010) e graduado em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2006). Advogado com a OAB/SC 31.986. Docente  e  pesquisador  dos  Programas  de  Pós-Graduação  em  Desenvolvimento  e  Sociedade  e Profissional    em   Educação    da    Universidade    Alto   Vale    do    Rio   do    Peixe – UNIARP - http://lattes.cnpq.br/1833130032474610

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Cezar Bonin, J., Jessie Makiolki, S., & Hülse, L. (2020). O problema do abandono de animais domésticos e a importância da educação cidadã em uma escola de Educação Básica de Timbó Grande, Santa Catarina. Devir Educação, 4(2), 251–271. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.318

Edição

Seção

Artigos