Cinema e educação: o velho, o novo e outros territórios na formação docente

Autores

  • Fernanda Omelczuk Universidade Federal de são João Del Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v3i2.156

Palavras-chave:

Cinema e educação, Formação docente, Intergeracionalidade

Resumo

O trabalho compartilha reflexões sobre experiências de cinema realizadas por professores em formação com o público de uma instituição de longa permanência para idosos em São João del-Rei/MG. Desenvolvemos três recortes de análises: o contraste rítmico-produtivo da relação professor-criança-velho; o encontro com a velhice como experiência de estranheza e acolhimento; e o lugar da imaginação em diferentes fases da vida. Observamos que a formação de professores no espaço asilar, intensificada pelo cinema como experiência estética, desloca o fazer docente, o cinema e a experiência do “velho” em meio aos discursos contemporâneos de inovação pedagógica.

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-27

Como Citar

Omelczuk, F. (2019). Cinema e educação: o velho, o novo e outros territórios na formação docente. Devir Educação, 3(2), 156–170. https://doi.org/10.30905/ded.v3i2.156

Edição

Seção

Artigos