A emergência de um pensar complexo em tempos para uma educação complexa

Autores

  • Marlene Zwierewicz Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Beatriz Alves de Oliveira Rede Municipal de Ensino de Caçador -SC
  • Kely Tereza de Moura Docente da escola Municipal Greuza Dal Molin, Realeza, PR

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.514

Resumo

As emergências para mudanças em todas as dimensões da sociedade ampliaram-se com a pandemia causada pelo Sars-CoV-2. No âmbito educacional, essa condição fortaleceu a necessidade de transitar da abordagem de ensino tradicional a uma perspectiva compatível às demandas contextuais e planetárias, além de atenta às incertezas em relação ao futuro da humanidade. Tendo como condição mobilizadora tal conjuntura, este artigo objetiva discutir a emergência de um pensar complexo em tempos que suscitam uma educação complexa, situando a metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) como uma das vias para a transição teórico-prática. Referenciando as contribuições de autores como Morin (2011, 2015, 2018, 2019), Nóvoa (2017, 2019), Petraglia (2008, 2013) e Torre e Zwierewicz (2009), teceu-se o presente documento tomando por base uma pesquisa bibliográfica apoiada pela abordagem qualitativa. Entre os resultados, destaca-se a relevância da tríade conceitual ‘complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação’ voltada à metamorfose da educação e ao uso da metodologia do PCE com intuito de apoiar esse processo, podendo-se utilizá-la para diferentes finalidades, dentre as quais, a formação inicial e a formação continuada dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutora em Educação pela Universidade de Jaén (UJA), Espanha. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador, Santa Catarina, Brasil)

Beatriz Alves de Oliveira, Rede Municipal de Ensino de Caçador -SC

Mestra em Educação Básica pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Coordenadora da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Caçador.

Kely Tereza de Moura, Docente da escola Municipal Greuza Dal Molin, Realeza, PR

Mestranda do Mestrado Profissional em Básica - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Docente da escola Municipal Greuza Dal Molin, Realeza, Paraná.

Referências

ALMEIDA, Aline Lima da Rocha. Influência do programa de formação-ação em escolas criativas na transformação das práticas pedagógicas em uma escola do campo. 2018. 141 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2018.
ARNT, Rosamaria de Medeir os. Transdisciplinaridade e educação comunitária: rendas de bilros, rendeiras e bem viver. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 23, n 1, p. 303-324, jan.-jun. 2020 2020. DOI: https://doi.org/1 https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v23n1p303-324. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/EL/article/view/10758. Acesso em: 16 out. 2020.
BATALLOSO, Juan Miguel; MORAES, Maria Candida. Contextualización Educativa: diálogo, epistemología y complejidad. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 576-595, set./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p576-595. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9943. Acesso em: 16 out. 2020.
BEHRENS, Marilda. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, Porto Alegre, v. XXX, n. 63, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84806303. Acesso em: 5 mar. 2020.
DANTAS, Eugenia Maria; ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de. Para uma narrativa complexa das ciências, ou a arte de reconstruir conceitos. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 740-747, set./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p739-747. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9928. Acesso em: 12 out. 2020.
ESPINOSA MARTÍNEZ, Ana Cecilia. Abrir los saberes a la complejidad de la vida: nuevas prácticas transdisciplinarias en la universidad. Puerto Vallarta: CEUArkos, 2014.
FREITAS, Lima; MORIN, Edgar; NICOLESCU, Basarab. Carta da Transdisciplinaridade. Arrábida: CETRANS,1994. Disponível em: http://cetrans.com.br/assets/docs/CARTA-DA-TRANSDISCIPLINARIDADE1.pdf. Acesso em: 20 maio 2019.
GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, 18 fev. 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p33-46. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164. Acesso em: 18 dez. 2019.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do ensino superior. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
HOFFMANN, E. A pertinência do ensino no uso da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019.
HORN, Marli. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas na prática pedagógica de docentes da Educação Básica de União da Vitória/PR. 2021. 122f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.
LUPPI, Mônica Aparecida Rodrigues; BEHRENS, Marilda Aparecida; SÁ, Ricardo Antunes de. A formação de professores e as contribuições do pensamento complexo. Educação, v. 46, Jan./Dez. , 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444;. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/40066. Acesso em: 15 set. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
MORAES, Maria Cândida. Ambientes de aprendizagem como expressão de convivência e transformação. In: MORAES, Maria Cândida; BATALLOSO NAVAS, Juan Miguel (org.). Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010. p. 21-62.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 24. ed. Tradução de Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 18 ed. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice de Sampaio Doria. Rio de Janeiro: Bertrand, 2019.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2011.
MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-Pátria. 6. Ed. Tradução de Paulo Azevedo Neves da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MOTA, Maria Veranilda Soares. Mudança de paradigmas e pensamento complexo. Ensino em Revista, [s. l.]. v. 6, n. 1, p. 65-76, 1998. Disponível em: http://www.seer_anterior.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7837. Acesso em: 13 set. 2020.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução: Lucia Pereira de Souza. 3. ed. São Paulo: TRIOM, 2018.
NÓVOA, Antónia. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684910. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 17 jan. 2021.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133 out./dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.
OLIVEIRA, Beatriz Alves de. Cenários ecoformadores e campos de experiência: contribuições de um Projeto Criativo Ecoformador para o desenvolvimento integral de bebês e crianças bem pequenas. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2020.
PETRAGLIA, Izabel. Educação complexa para uma nova política de civilização. Educar, Curitiba, v. 32, p. 29-41, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n32/n32a04.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
PETRAGLIA, Izabel. Pensamento complexo e educação. São Paulo: Livraria da Física, 2013.
PINEAU, Gaston. Écoformation: rapport du GREF. Tours: GREF, 2004.
PINHO, Maria José de; PASSOS, Vânia Maria de Araújo. Complexidade, ecoformação e trandisciplinaridade: por uma formação docente sem fronteiras teóricas. Revista Observatório, Palmas, v. 4, n.. 4, n. 2, abr/jun, 2018.
PUKALL, Jeane Pitz. (Eco)Formação de professores na Educação Básica: uma experiência a partir de Projetos Criativos Ecoformadores. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais E Matemática - PPGECIM). Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2017.
RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
SÁ, Ricardo Antunes. Contribuições teórico-metodológicas do pensamento complexo para a construção de uma pedagogia complexa. In: SÁ, Ricardo Antunes; BEHRENS, Marilda Aparecida (org.). Teoria da complexidade: contribuições epistemológicas para uma pedagogia complexa. Curitiba: Appris, 2019. p. 17-64.
SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. In: SANTOS, Akiko; SOMMERMANN Américo (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 15-38.
SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2004.
SILVA, Ana Tereza Reis. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n. 18, p. 95-104, jul./dez. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v18i0.13428. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/13428. Acesso em: 20 maio 2020.
TELEGEN, Nadir Zimmer. Da decodificação ao potencial transformador da leitura: indicadores para aproximação de projetos de ensino à metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE). 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019.
TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene (org.) Uma escola para o século XXI: Escolas Criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009.
TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene. Projetos Criativos Ecoformadores. In: ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de la (org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 153-176.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marilia Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, p. 1-4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00068820. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41242. Acesso em: 29 set. 2020.
ZWIEREWICZ, Marlene et al. Projetos Criativos Ecoformadores em pesquisas com intervenção: contribuições para uma educação complexa. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 281-301, jan.-jun. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/user/Downloads/10757-38173-2-PB%20(1).pdf. Acesso em: 13 jun 2020.
ZWIEREWICZ, Marlene. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas: matizes da pedagogia ecossistêmica na formação de docentes da Educação Básica. In: DITTRICH, Maria Glória et al. (org.). Políticas Públicas na contemporaneidade: olhares cartográficos temáticos. Itajaí: Univali, 2017. p. 217-231.
ZWIEREWICZ, Marlene. Seminário de pesquisa e intervenção. Florianópolis: IFSC, 2014.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 2016.
ZWIEREWICZ, Marlene et al. Das abordagens do ensino do século XX à educação complexa e aos projetos criativos ecoformadores. Revista Querubim. Niteroi, a. 15., p. 113-123, 2019
GONZÁLEZ VELASCO, Juan Miguel. Pensamiento religado: ligar para religar. La Paz: Prisa, 2018.
SALLES, Virginia Ostroski; MATOS, Eloiza Aparecida Silva Ávila de. A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 1-12, jan./abr. 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687. Acesso em: 20 ago. 2021.
PEREIRA, Giselia Antunes; AGUIAR, Paula Alves de; ROSA, Thayná Patrício da. Projetos Criativos Ecoformadores nos estágios da licenciatura do IFSC campus São José: o olhar dos professores orientadores de estágio. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), Jaén, n, 19, p. 87-108, 2015. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/3604. Acesso em: 20 ago. 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-26

Como Citar

Zwierewicz, M., Alves de Oliveira, B. ., & Tereza de Moura, K. . (2021). A emergência de um pensar complexo em tempos para uma educação complexa. Devir Educação, 5(2), 9–30. https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.514

Edição

Seção

Artigos