Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente

Autores

  • Elizabete Gaspar de Oliveira EDUVALE
  • Simone Albuquerque da Rocha Universidade Federal de Rondonópolis - UFR

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.406

Palavras-chave:

Professores Iniciantes; Professores Experientes; Desenvolvimento profissional docente; Acompanhamento.

Resumo

Investigar como professores minimizam suas dificuldades formativas no período inicial da docência tem-se consistido em tendências de pesquisas interessantes que vêm crescendo na última década. Associar, às buscas dos dados, experiências e iniciativas em projetos e propostas sobre o desenvolvimento profissional desses professores iniciantes tem-se revelado como uma atividade importante, posto que visa atender aos dilemas, traumas e desafios de tais docentes quando de sua inserção na escola, na maioria das vezes, desassistidos pela gestão e pelos seus pares. O presente artigo aborda a atividade proposta no projeto OBEDUC/CAPES/INEP/SECADI, desenvolvido no PPGEdu/UFMT no grupo de pesquisa InvestigAção de 2013/2017 que associou, às ações de ingresso do iniciante nas escolas municipais, o acompanhamento de um professor experiente para subsidiar, apoiar, orientar e assessorá-lo na fase iniciática. O texto resulta de pesquisa de mestrado, que teve como indagações provocadoras: como o professor iniciante concebe o trabalho do professor experiente no acompanhamento da sua prática, após ter-se inserido no projeto OBEDUC/UFMT/CUR? De que forma o professor experiente se percebe neste processo de acompanhar o professor iniciante a partir da participação na formação oferecida pelo projeto OBEDUC/UFMT/CUR? Os resultados do projeto desenvolvido em quatro anos apontaram que o acompanhamento aos iniciantes diminuiu seus conflitos, fortaleceu suas ações e propiciou o desenvolvimento profissional, tanto do iniciante, quanto do professor experiente que trabalhou no acompanhamento.

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Biografia do Autor

Elizabete Gaspar de Oliveira , EDUVALE

Mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde 04/03/2019 - Campus de Rondonópolis. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira- Universo (2002).Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996). Professora aposentada da prefeitura Municipal de Rondonópolis/MT, Professora e Coordenadora de Estágio da Faculdade de Ciências Sociais Aplicada -Eduvale. Participa do projeto OBEDUC do grupo InvestigaAÇÃO pela Universidade Federal de Mato-Grosso como Professora pesquisadora do professor experiente/coordenadora/o que trabalha no acompanha o professor iniciante nas escolas de Rondonópolis/ MT.

Simone Albuquerque da Rocha, Universidade Federal de Rondonópolis - UFR

Possui graduação em Pedagogia. Tem Mestrado e Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho (1996-2001) e Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Desenvolve pesquisa na área de formação de professores, abordando a identidade e profissionalidade docente em narrativas de formação memoriais, diários de formação e casos de ensino. Investiga também, políticas públicas educacionais, projetos e programas de formação de professores na modalidade presencial e a distância. É líder do Grupo de Pesquisa InvestigAção/CNPq, e foi coordenadora de projeto do Observatório da Educação/CAPES/INEP/SECADI (OBEDUC) no PPGEdu/UFMT 2013/2017. Participa da pesquisa em rede cadastrada no CNPq com a coordenação de Marli André (in memorian), que investiga Processos de Indução a Professores Iniciantes nas escolas públicas de educação básica em diferentes estados brasileiros, respondendo pelos dados em MT. Trabalhou como consultora da Secretaria de Estado de Educação/SEDUC de MT para a revisão e atualização da política de formação continuada de professores para o estado de Mato Grosso e da Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis/MT. Lidera/coordena programa de formação continuada do PPGEdu/FormEduc/UFR com as redes públicas de ensino em Rondonópolis/MT há 5 anos, o qual dá continuidade à proposta do OBEDUC para a formação continuada de professores iniciantes e experientes, atualmente em fase de ampliação para o estado de MT. Foi eleita, pela segunda vez para a gestão do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT/Campus de Rondonópolis, assumindo a vice coordenação. Atualmente, é coordenadora do GT8/Anped Centro Oeste.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Gaspar de Oliveira , E., & Albuquerque da Rocha, S. (2022). Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente. Devir Educação, 6(1), e–406. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.406

Edição

Seção

Dossiê tematico 1 - Desenvolvimento profissional docente, práticas pedagógicas e avaliação na educação infantil: questões para o debate