O novo papel da literatura, a técnica e a relação de ensino e aprendizagem

Autores

  • Nivaldo Medeiros Diogenes Colégio Agostiniano Mendel

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.336

Palavras-chave:

Ensino, Literatura, RPG, Tradução intersemiótica.

Resumo

Tendo em vista os novos modelos de educação, centrados no uso das tecnologias, este trabalho, fruto de pesquisa de pós-doutoramento, busca compreender a relação entre a literatura e os jogos eletrônicos enquanto estratégia de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, elenca como objeto de pesquisa o livro-game “Memórias de um sargento de milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, assumindo como objetivos analisar as possibilidades de recriação literária a partir da tradução intersemiótica entre o livro e o game e discutir a relevância das novas tecnologias para o incentivo à leitura e à produção de textos por parte dos alunos, tanto quanto seu potencial como estratégia pedagógica a ser utilizada pelo professor. Fundamentam essa discussão Johan Huizinga, no que tange ao conceito de jogo, Pierre Lévy, na interação homem-tecnologia e Sônia Rodrigues, na linguagem RPG. Espera-se, desse modo, contribuir para com o processo contínuo de aprimoramento do ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Nivaldo Medeiros Diogenes, Colégio Agostiniano Mendel

Pós-doutor em letras – Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Professor de literatura nos colégios Agostiniano Mendel (SAEA), São Miguel Arcanjo (SAMIAR) e Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo (SEE). 

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-29

Como Citar

Diogenes, N. M. (2021). O novo papel da literatura, a técnica e a relação de ensino e aprendizagem . Devir Educação, 5(1), 43–62. https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.336

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo