Reflexões sobre os processos didático-pedagógicos na educação superior: para além da moda das metodologias ativas

Autores

  • Francine de Paulo Martins Lima Universidade Federal de Lavras-UFLA
  • Ronei Ximenes Martins Universidade Federal de Lavras-UFLA
  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras-UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.307

Palavras-chave:

Processos de Ensino e de aprendizagem ativos. Inovação Educacional. Práticas Pedagógicas. Formação de Professores. Didática.

Resumo

Este ensaio problematiza a adoção de Metodologias Ativas e da atuação docente na educação superior, a partir de discussão do aporte teórico que lhes dá base e de reflexões sobre o ensino e a aprendizagem.  Para tal, nos valemos de literatura que aborda os conceitos de Aprendizagem Ativa, Didática, Formação do Professor e Inovação Educacional. Realizamos, também, um levantamento bibliográfico dos artigos e livros brasileiros sobre Metodologias Ativas, publicados entre 2015 e 2020. Discorremos sobre a origem conceitual do termo Metodologias Ativas, seu aporte teórico, o contexto sociocultural que interage com a premência de sua adoção. Analisamos o protagonismo docente e dos estudantes no contexto da aprendizagem ativa e criticamos suas formas de adoção quando realizadas sem reflexão e preparação da instituição educacional. Discutimos, também, as bases epistemológicas da docência e dos processos de ensino e de aprendizagem na perspectiva das aprendizagens ativas, que se configuram como uma questão do campo da Didática. Por fim, elencamos os desafios de um processo de ensino e de aprendizagem ativos e significativos, bem como destacamos elementos necessários para a ressignificação das ações de ensinar e de aprender na educação superior pós-moderna.

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Biografia do Autor

Francine de Paulo Martins Lima, Universidade Federal de Lavras-UFLA

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professora Adjunta da área de Didáticas e Estágios do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras, Minas Gerais, Brasil.

Ronei Ximenes Martins, Universidade Federal de Lavras-UFLA

Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Docente Associado da área de Tecnologia e Educação do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras, Minhas Gerais, Brasil.

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras-UFLA

Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professora Associada da área de Linguística e ensino de línguas do Departamento de Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional em Educação da universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras, Minhas Gerais, Brasil.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Francine de Paulo Martins Lima, Ximenes Martins, R., & Maria Ferreira, H. (2020). Reflexões sobre os processos didático-pedagógicos na educação superior: para além da moda das metodologias ativas. Devir Educação, 4(2), 149–169. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.307

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