Somente financiamento importa? Possíveis fatores associados à escolha de modos de oferta de creche

Autores

  • Zara Figueiredo Tripodi Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Erisvaldo Pereira dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Marco Antonio Torres Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.299

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Infantil, Governança Educacional

Resumo

O artigo examina, a partir de resultados de pesquisa, a constituição do tecido do Estado brasileiro, no âmbito da interação público e privado, na oferta de creche, buscando compreender as lógicas de expansão do acesso explicitadas nos Planos Municipais de Educação formulados e/ou reformulados em 2015, por determinação do art. 8˚ da Lei n˚ 13.005/2014, que institui o Plano Nacional de Educação para a década de 2014-2024. Discute-se, ainda, a partir de uma amostra estatística de 169 municípios, os possíveis fatores explicativos de escolhas expressas pelos documentos decenais, no que tange a essa etapa educacional.

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Biografia do Autor

Zara Figueiredo Tripodi, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutora em Educação pela USP, Profª. do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Erisvaldo Pereira dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africano sob a supervisão do professor Dr. Jocélio Teles. É doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus - Jesuítas. Atua como como professor Associado IV no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, na área de Metodologia Científica e de Relações Étnico-Raciais. É professor do Mestrado Acadêmico em Educação da UFOP. Tem experiência em administração universitária. Atua também no ensino, pesquisa e extensão com a temática da cultura afro-brasileira e das religiões de matrizes africanas, em nível de graduação e de pós-graduação. Na 36ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd - realizada em Goiânia, foi eleito coordenador do GT-21 de Educação e Relações Étnico-Raciais para o biênio 2014-2015. É membro da Brazilain Studies Association.. Coordena o projeto de pesquisa aprovado pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica-CEERT -2020: EPISTEMOLOGIAS ANTIRRACISTAS E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA PESQUISA APLICADA NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CONTAGEM-MG.

Marco Antonio Torres, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutor em Psicologia pela UFMG, Prof. do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP, Ouro Preto, Minas Gerais. Brasil.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Figueiredo Tripodi, Z., Pereira dos Santos, E., & Antonio Torres, M. (2020). Somente financiamento importa? Possíveis fatores associados à escolha de modos de oferta de creche. Devir Educação, 4(2), 431–444. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.299

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo