O Programa Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE/UFG: um olhar sobre sua história, experiências e possibilidades

Autores

  • Glauco Roberto Gonçalves Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Marilza Vanessa Rosa Suanno UFG
  • Vivianne Fleury de Faria Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.273

Palavras-chave:

Ensino; Mestrado Profissional; Transdisciplinaridade; Educação Pública.

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar a história de formação e desenvolvimento do Programa de Pós Graduação em Educação em Ensino Básico do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás(PPGEEB/CEPAE/UFG), um programa de mestrado profissionalizante multidisciplinar eminentemente voltado para docentes da rede pública (municipal, estadual e federal), bem como de profissionais da rede privada e de educadores que atuem em espaços informais e não formais de ensino, possibilitando que tais docentes realizem pesquisas e estudos sobre suas práticas educacionais e sobre as políticas educacionais e de ensino. Para isto, recorremos a um breve histórico deste Centro de Ensino para contextualizar e apresentar as especificidades deste programa com destaque para a formação de professores, pesquisa com intervenção e criação de produtos educacionais e a relação entre projetos de ensino transdisciplinares do CEPAE e pesquisa escolares desenvolvidas e em andamento no PPGEEB. Finalmente relatamos duas pesquisas, uma em fase de finalização e outra já finalizada a fim de demonstrar o tipo de produção oriunda do nosso mestrado profissional.

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Biografia do Autor

Glauco Roberto Gonçalves, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, professor efetivo do Centro de Ensino e Pesquisas Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo. Suas pesquisas envolvem o urbano, o cotidiano e o lúdico, bem como o entendimento crítico dos espaços escolares, da educação tradicional e da mercantilização da educação. É membro do grupo de estudos e pesquisas "Geografia Urbana: a vida cotidiana e o urbano" do Laboratório de Geografia Urbana da USP. Coordena o grupo de estudos e pesquisas "Espaço-tempo na escola" no CEPAE-UFG. É membro do LUDENS-USP (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Futebol e Modalidades Lúdicas). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3347218484822776. Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: glauco.goncalves@ufg.br

Marilza Vanessa Rosa Suanno, UFG

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona - UB (2011/2012).

Vivianne Fleury de Faria, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Literatura Brasileira pela UNB, Mestre em Estudos Literários pela UFG, Bacharelado e Licenciatura em Letras pela UFG, Professora Associada I de Língua Portuguesa do CEPAE- UFG. Membro da RIEC desde 2012.  Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0FA9512BA2A8B91656C2B469A0C08354. Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: vivianne_fleury_faria@ufg.br

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Gonçalves, G. R. ., Marilza Vanessa Rosa Suanno, & Faria, V. F. de. (2020). O Programa Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE/UFG: um olhar sobre sua história, experiências e possibilidades. Devir Educação, 4(2), 34–54. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.273

Edição

Seção

Artigos