Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação

Autores

  • Ana Maria Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cláudia Starling Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jáima de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.258

Palavras-chave:

Formação Continuada, Mestrado Profissional em Educação, Saberes Docentes

Resumo

A formação continuada para os professores que atuam na educação básica no Brasil tem se constituído como um campo de diferentes formatos, tempos e significados. As possibilidades formativas apresentam-se na forma de cursos de curta duração, de atualização, aperfeiçoamento, pós-graduação lato sensu e, mais recentemente, no formato de mestrados profissionais. Neste artigo, optamos por realizar a investigação na modalidade do Mestrado Profissional em Educação, tendo como amostra as dissertações produzidas em dois programas de pós-graduação de universidades federais da Região Sudeste. O objetivo da pesquisa foi identificar aproximações e distanciamentos das dissertações com os objetivos de formação para o trabalho na escola que caracteriza essa modalidade. Para alcançar esse objetivo, optou-se por um desenho metodológico de natureza qualitativa, apoiado na análise documental e bibliográfica, tendo nas categorias da ação pedagógica de Tardif (2002), o referencial teórico para identificar a aproximação das dissertações com o trabalho na escola. Os resultados da pesquisa apontaram que, de modo geral, nos 23 resumos analisados percebe-se essa aproximação, entretanto, na maioria dos casos, ela se dá na perspectiva de uma análise crítica do trabalho docente ou da análise com objetivos de elaborar ferramentas e propostas de formação continuada.

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Biografia do Autor

Ana Maria Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Cláudia Starling, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, credenciada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação (PROMESTRE) dessa mwsma instituição.  

Jáima de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Saraiva, A. M. ., Starling, C., & de Oliveira, J. (2020). Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação. Devir Educação, 4(2), 126–148. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.258

Edição

Seção

Artigos