O encontro da pedagogia do oprimido com a teologia da libertação nas comunidades eclesiais de base: formação de lideranças em perspectiva ética e política

Autores

  • Vanderlei Barbosa Universidade Federal de Lavras – UFLA
  • Evandro Moreira da Silva IFSULDEMINAS

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.248

Palavras-chave:

Comunidades eclesiais de base, Teologia da libertação, Líderes comunitários

Resumo

Este artigo, resultante de uma pesquisa bibliográfica, objetiva refletir sobre o potencial de contribuição do fenômeno religioso chamado Cristianismo de Libertação e seu braço teórico-filosófico – a Teologia da Libertação – para os pressupostos formativos de líderes comunitários no ambiente das Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica - CEBs, que tiveram seu período de maior efervescência entre as décadas de 1970 e 1990. A relevância da pesquisa situa-se na possibilidade de entendimento de um fenômeno religioso libertário e seu eventual potencial formativo e educativo a partir de uma perspectiva ética e política. Assim, realizou-se uma análise dos teóricos que investigam os temas pertinentes ao Cristianismo de Libertação para identificar, a partir de um caso concreto – o da Comunidade Eclesial de Base (CEB) Nossa Senhora das Mercês do Bairro Macaúbas da Paróquia São José no município de Muzambinho (MG) – como este pensamento contribui de forma pedagógica para a formação de lideranças e para o desenvolvimento comunitário. Para tanto, a pesquisa proposta apropriou-se, inicialmente, de um referencial teórico embasado pela obra de Michael Löwy – cientista social que empenha esforços na compreensão de tal fenômeno. A proposta é entretecer tal referencial ao pensamento educacional de Paulo Freire e ao referido estudo de caso, constituído a partir de entrevistas semiestruturadas, depoimentos e juntada de documentos referentes à CEB Nossa Senhora das Mercês, onde o engajamento de sua líder comunitária foi crucial no desenvolvimento de projetos coletivos – associativos, cooperativos e solidários – que produziram impactos sociais naquela localidade. A análise dos resultados do estudo de caso, feita à luz do referencial teórico proposto, responde como o pensamento teórico e a concretude confirmam a presunção sobre o potencial educativo das práticas do Cristianismo de Libertação como formativas de líderes comunitários engajados em causas sociais e o encontro de tais práticas com a pedagogia libertária de Paulo Freire.

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Biografia do Autor

Vanderlei Barbosa, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Doutor em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal de Lavras – UFLA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFLA e Coordenador e pesquisador do Grupo de Pesquisa Movimento, sabedoria, ideias e comunhão – MOSAICO. Lavras/MG/Brasil.

Evandro Moreira da Silva, IFSULDEMINAS

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Professor do IFSULDEMINAS

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Barbosa, V., & Moreira da Silva, E. (2020). O encontro da pedagogia do oprimido com a teologia da libertação nas comunidades eclesiais de base: formação de lideranças em perspectiva ética e política. Devir Educação, 4(2), 393–410. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.248

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo