História local no ensino de história: o “fenômeno” do progresso agrário, São José dos Quatro Marcos – MT (1979-1984)

Autores

  • Kellen Cristina Batista Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Alex Carbonel Pereira Rede estadual da educação básica de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.555

Palavras-chave:

Fotografia. História. Ensino.

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência didática realizada com estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual “Lourenço Peruchi”. Como centralidade dessa experiência, analisamos uma fotografia da Avenida São Paulo, do município de São José dos Quatro Marcos-MT no ano de 1980. Esta atividade proporcionou um conhecimento significativo para os alunos, contemplando o currículo proposto no livro didático com elementos da história local. Problematizamos como ações do governo federal influenciaram o cotidiano da população de um município em formação do interior do estado de Mato Grosso e como tais ações contribuíram para o povoamento do município. Percebemos que, ao trabalhar com a fotografia da principal avenida do município, provocamos uma condição de pertencimento e inserção histórica nos alunos. Constatamos que com poucos recursos é possível realizar uma aula que contemple de forma significativa o currículo proposto. 

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Biografia do Autor

Kellen Cristina Batista Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007). Habilitada em Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010).  Pós Graduação em Linguística: com ênfase em letramento pelo Instituto Cuiabano de Ensino. Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Linguística da UNEMAT.

Alex Carbonel Pereira , Rede estadual da educação básica de Mato Grosso.

Mestre em Ensino de História pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2020); Graduado em História pela UNEMAT (2006); Curso de Pós-Graduação, em nível de Especialização em Educação do Campo - Saberes e Fazeres da Terra, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT (2013); Atualmente é professor efetivo da educação básica do Estado de Mato Grosso na disciplina de História, lotado na Escola Estadual "José Bejo"

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-06

Como Citar

Batista Pereira, K. C., & Carbonel Pereira , A. (2022). História local no ensino de história: o “fenômeno” do progresso agrário, São José dos Quatro Marcos – MT (1979-1984). Devir Educação, 6(1), e–555. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.555

Edição

Seção

Artigos