O uso de repositórios educacionais e a prática docente no contexto do ensino remoto

Autores

  • Flávia Cristina de Araújo Santos Assis Prefeitura Municipal de Perdões
  • Joselma Silva Prefeitura Municipal de Lavras
  • Ramon Gomes Costa Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.473

Palavras-chave:

Repositórios Educacionais; Prática docente; Ensino remoto.

Resumo

No atual contexto educacional, imerso nas mídias digitais, a prática docente exige novas adaptações e inovações de forma a promover a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, o papel do professor é fundamental no que se refere à motivação, à orientação e à mediação para o alcance do conhecimento do aluno.  Diante disto, este estudo tem como objetivo ressaltar a relevância da formação docente de modo que os recursos digitais sejam instrumentos de contribuição para a prática pedagógica do professor em suas aulas. Para isso a reflexão da temática, propõe-se a análise de uma pesquisa realizada com professores que atuam na educação básica de escolas públicas e privadas, localizadas na região do Campo das Vertentes. Para coleta dos dados, foi realizada uma pesquisa de opinião pública com participantes não identificados. Para tanto, o presente artigo trata-se de investigação qualitativa do tipo exploratória, Sampieri, Collado e Lucio (2013). Utilizou-se de questionário de autopreenchimento e de forma assíncrona por meio do aplicativo Google Forms. O suporte teórico constituiu-se dos estudos referentes ao uso dos repositórios para o trabalho docente, como Tarouco et al (2014), Malheiros (2014) em articulação com autores que discutem a prática docente, como Tardif (2014), Alves; Bortoluzzi (2018) dentre outros. Os resultados indicam, por um lado, que o uso de recursos como livros, quadro, giz e atividades lúdicas em ambientes físicos fizeram parte da prática docente durante o ensino remoto. Por outro, o estudo destacou que o uso de recursos digitais são condição “sine qua non” para as práticas de ensino em tempo de pandemia.

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Biografia do Autor

Flávia Cristina de Araújo Santos Assis, Prefeitura Municipal de Perdões

Psicopedagoga na Prefeitura Municipal de Perdões. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Graduada em Pedagoga pela Universidade Federal de Lavras. Graduada em Normal Superior pelo Centro Universitário de Lavras. Possui especialização em Uso Educacional da Internet (UFLA) e em Mídias na Educação (UFJF).

Joselma Silva, Prefeitura Municipal de Lavras

Professora da rede pública do município de Lavras-MG. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Lavras. Graduada em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Lavras. Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Linguagens, Leitura e Escrita-NELLE/UFLA. Integrante do Programa Residência Pedagógica pela Universidade Federal de Lavras.

Ramon Gomes Costa, Universidade Federal de Lavras

Possui doutorado em Modelagem Computacional - Laboratório Nacional de Computação Científica (2014) e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados distribuídos, computação científica, e Uso Educacional da Internet.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-18

Como Citar

Assis, F., Silva, J. ., & Costa, R. G. (2021). O uso de repositórios educacionais e a prática docente no contexto do ensino remoto. Devir Educação, 430–449. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.473