Quando as escolas fecharam! Lugar da docência a partir dos relatos das professoras aos grupos na universidade

Autores

  • Juliana Fátima Pasini Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Flávia Anastácio de Paula Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Flaviana Demenech SEDUC: Cuiabá.

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.459

Palavras-chave:

Formação de Professores. Pandêmia do Covid-19. Ensino Remoto

Resumo

O trabalho apresenta reflexões resultantes do atendimento emergencial em tempos de pandemia nas ações realizadas pelo grupo de Pesquisa Mediar vinculado à UNIOESTE,  sobre a formação de professores inicial e continuada articuladas especialmente das relações sobre a atuação docente, o ensino remoto. Ancorada nos estudos de Cunha, Vygotsky e Guedes-Pinto, tomamos como possibilidade ofertar os projetos de extensão remotos e a partir deles construir grupos focais. Os encontros remotos são reconhecidos, nesse texto, como ações que contemplam a formação inicial e continuada dos professores. Como resultados apontamos: o papel da escrita, mediação, reconfiguração do tempo e espaço, professoralidade, o protagonismo, articulação da formação inicial com a formação continuada e aprendizagem significativa, nas escolhas e discursos dos participantes nos projetos desenvolvidos.

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Biografia do Autor

Juliana Fátima Pasini, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dinâmica das Cataratas (2005). Atualmente é Professora Visitante do Instituto Latino Americano de Arte, Cultura e História, ILAACH, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Atuou como técnica no Núcleo Regional de Educação - SEED/PR. Possui experiência como professora da Educação Básica, Coordenação Pedagógica, além de Docente no Ensino Superior e coordenadora de cursos de pós-graduação em Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, gestão escolar, políticas de avaliação em larga escala, altas habilidades/superdotação, tecnologias na educação e necessidades alimentares especiais no contexto escolar.

Flávia Anastácio de Paula, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pedagoga pela UFMG, mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora Associada da Unioeste-PR Campus de Foz do Iguaçu trabalha com as disciplinas de Infancia, Educação Infantil, Alfabetização e Alimentação Escolar.

Flaviana Demenech, SEDUC: Cuiabá.

Pedagoga pela UNIOESTE, campus Foz do Iguaçu, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UPF e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFPel. Professora Formadora de Professores Pedagogos da Educação Básica do Estado de Mato Grosso - SEDUC/MT.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-18

Como Citar

Pasini, J. F., Paula, F. A. de ., & Demenech, F. . (2021). Quando as escolas fecharam! Lugar da docência a partir dos relatos das professoras aos grupos na universidade . Devir Educação, 363–383. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.459