Saberes emergentes do período pandêmico no curso de pedagogia: percepções discentes sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação na educação

Autores

  • Moana Meinhardt Universidade La Salle
  • Douglas Vaz Universidade La Salle https://orcid.org/0000-0002-3950-0120
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.413

Palavras-chave:

formação de professores, tecnologias da informação e comunicação, aprendizagem, inovação, docência

Resumo

Para muitos setores da sociedade, o ano de 2020 foi um divisor de águas no que se refere aos percursos e perspectivas até então adotados. Na educação básica, a pandemia mostrou uma fragilidade no que se refere à utilização de tecnologias digitais, ocasionada por falta de estrutura e/ou lacunas na formação de professores. Na educação superior, em pouco tempo professores tiveram que “virar a chave”, reorganizando o processo ensino-aprendizagem, mediante a inserção de tecnologias de informação e comunicação que garantissem a interação com os estudantes e entre estes. Diante dessa situação, o presente estudo de caso teve como objetivo analisar os aspectos da formação docente que, na concepção dos estudantes de um curso de Pedagogia presencial de uma universidade comunitária da região metropolitana de Porto Alegre, RS, foram potencializados a partir da união entre educação e tecnologias, durante a pandemia da Covid-19. O levantamento dos dados foi realizado a partir do envio de questionário on-line aos acadêmicos. A partir da análise, verifica-se a aceleração, por conta da pandemia, da inserção e utilização das tecnologias de informação e comunicação nas diferentes disciplinas do curso de Pedagogia; a desacomodação dos docentes no que se refere às suas práticas pedagógicas; e a suscitação de novos saberes docentes alinhados às demandas da educação contemporânea.

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Biografia do Autor

Moana Meinhardt, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle. Professora do curso de Pedagogia e Assessora Pedagógica da Universidade La Salle.

Douglas Vaz, Universidade La Salle

Doutorando em Educação pela Universidade La Salle. Professor do curso de Pedagogia e Coordenador Pedagógico Adjunto da do setor de Educação a Distância da Universidade La Salle. E-mail: douglasv.edu@gmail.com

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle. Professora do curso de Pedagogia e Coordenadora do pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle Canoas.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-18

Como Citar

Meinhardt, M., Vaz, D., & Susana Jung, H. . (2021). Saberes emergentes do período pandêmico no curso de pedagogia: percepções discentes sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação na educação. Devir Educação, 227–246. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.413