A ressignificação do ensino de línguas a partir do uso intensivo das TDIC em tempos de pandemia

Autores

  • Jéssica Mary Costa do Rosário Universidade de Brasília-UNB
  • Ana Emilia Fajardo Turbin Universidade de Brasília-UNB

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.371

Palavras-chave:

Ressignificação; Novas tecnologias; Pandemia; Ensino.

Resumo

A pandemia gerada pela Covid-19 mostrou a importância da inserção das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito educacional, a formação de professores requer cada vez mais preparo para um efetivo trabalho docente. A Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores de Educação Básica (BNC- Formação) em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a necessidade de empregar pedagogicamente as inovações e as linguagens digitais no ensino. O uso das TDIC pode funcionar como técnica que ajuda a promover a aprendizagem ativa dos estudantes, elas são aliadas no fazer docente, já que os estudantes estão cada vez mais conectados, compartilhando informações, postagens, vídeos, fotos através da rede web. Com a pandemia, o papel do professor tem se ressignificado em ambientes virtualizados. Este estudo acadêmico tem por objetivo discutir processos de ressignificação do modo de ensino por meio das novas tecnologias nas escolas da rede, no Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a metodologia utilizada se respaldou em aportes teóricos e investigação prática na qual doze professores responderam a um questionário semiaberto online. Os resultados a que chegamos nessa pesquisa evidenciam que uma adaptação se fez necessária para os novos formatos de ensino proporcionados pela pandemia, também falta preparo tanto dos professores como dos estudantes para integrar com eficiência as TDIC ao contexto educacional e consequentemente é considerável o impacto da utilização de novas tecnologias no ensino de línguas no cenário atual da educação.

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Biografia do Autor

Jéssica Mary Costa do Rosário, Universidade de Brasília-UNB

Licenciada em Letras português e inglês e respectivas literaturas pela Faculdade Evangélica; licenciada em Letras espanhol pelo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia Brasília, Campus Ceilândia e mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA) da Universidade de Brasília- UnB, Campus Darcy Ribeiro, Distrito Federal, Lattes: http://lattes.cnpq.br/4458700916399960.

 

Ana Emilia Fajardo Turbin, Universidade de Brasília-UNB

Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) em
Linguagem e Educação. Mestra em Linguística Aplicada
pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Fez seu pósdoutorado
em formação inicial de professores de inglês em
Araguaína, na Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Fez seu segundo pós-doutorado em Formação de professores
e tecnologias na Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG) focalizando Multiletramentos e Multimodalidade.
Professora adjunta IV, na Universidade de Brasília (UnB)
onde atua na graduação e pós-graduação, como professora e orientadora, no
Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA). Sua área de
atuação e pesquisa concentra-se na formação do professor de línguas estrangeiras
e educação bilíngue, multilíngue, tendo publicado dois livros na área: Como
fazer relatório de pesquisa e Das lamentações às realizações possíveis. Seu
foco de interesse, no momento, concentra-se no tema Bilinguismo e multilinguismo.
Já coordenou o programa Residência Pedagógica, da CAPES, e o subprojeto
língua inglesa PIBID, de 2014 a 2018. Lidera grupo de pesquisa sobre o medo
de falar língua estrangeira. Tem se iniciado no ensino de língua adicional a
crianças. Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2069631468037931

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-18

Como Citar

Costa do Rosário, J. M., & Fajardo Turbin, A. E. (2021). A ressignificação do ensino de línguas a partir do uso intensivo das TDIC em tempos de pandemia. Devir Educação, 29–52. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.371